Pode acreditar, vender lançamentos é moleza perto do desafio de vender o estoque. Se você não está por dentro do mundo imobiliário, lançamento é a hora de abrir as vendas de um empreendimento para o público conhecer o projeto. É quando tudo ainda está no papel, mas já dá para ter uma ideia geral do que vem por aí por meio de ilustrações, showrooms, maquetes e decorados. E é nesse momento que as coisas ficam mais fáceis, porque tem verba de marketing, as melhores unidades estão disponíveis, o financiamento é facilitado e ainda dá para personalizar o imóvel do seu jeito.
Mas nem tudo são flores. Às vezes, sobra um estoque de unidades que não foram vendidas durante o pré-lançamento ou lançamento, e é aí que o bicho pega. Você já gastou toda a verba de marketing nas fases iniciais do projeto, não faz sentido manter o estande de vendas aberto com poucas unidades e os melhores vendedores já estão em outros projetos mais rentáveis. Além disso, os clientes que tinham perfil para comprar seu empreendimento já olharam e fica difícil gerar novos leads. E olha que não falei da concorrência.
Mas sem dúvida, vender estoque é uma atividade que me fascina e à qual me dedico com muito entusiasmo, pois superar os obstáculos e fechar uma venda nesses casos é uma das realizações mais gratificantes no mundo do mercado imobiliário.
Aproveito para compartilhar uma foto do DF Century Plaza em Águas Claras, Brasília. Embora tenha sido muito difícil comercializar este empreendimento, estou feliz em dizer que conseguimos superar as dificuldades para vender todo estoque que ficou depois da crise imobiliária.
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