top of page
Foto do escritorÁlvaro Capute

Como a Imagem dos 'Avós' Foi Redefinida para Estimular o Consumo

Quando as mudanças ocorrem no âmbito do mercado, muitas vezes a compreensão do que está acontecendo pode ser falha, uma vez que as alterações tendem a ser sutis. Isso ocorre porque, quando o objetivo final é a venda e seu cliente é a força motriz por trás dessa atividade econômica, as relações, as transferências e outros aspectos tendem a ser mais suavizados.



Uma tendência que acho fascinante é a criação de um produto chamado: Avós". Se você perguntar ao seu pai ou ao seu avô como eram os avós deles, provavelmente eles dirão que eram pessoas firmes, repletas de sabedoria, paciência e conhecimento. No entanto, na década de 70, em meio a um movimento significativo nos Estados Unidos voltado para a capitalização de diferentes grupos (sobre os quais falarei em outro momento), o mercado percebeu que os idosos, aposentados, com expectativa de vida crescente e um volume considerável de dinheiro, constituíam uma excelente oportunidade para direcionar produtos e serviços para esse nicho específico.


Além de viagens exclusivas para idosos e produtos para facilitar suas vidas, um conceito que considero especialmente bem projetado foi a estratégia do "avô feito para mimar os netos". Como muitos se afastaram da história e perderam a percepção do que eram os nossos avós - figuras firmes e sábias -, foi fácil para o comércio insinuar a ideia de que os avós são responsáveis por uma parte divertida da infância. Esta ideia facilita a oferta de produtos e serviços para esse grupo, permitindo que esses avós mimem ao máximo seus netos.



É importante perceber que esta é uma das várias construções que o marketing e a comunicação têm feito no ambiente em que vivemos. Eu apresento essa ideia não por causa do resultado final dessa situação, mas para despertar o interesse das pessoas para pesquisar mais sobre a história de todas as coisas. Isso permite que você perceba as várias mudanças que estão ocorrendo e as que podem vir a acontecer, permitindo assim que você projete suas estratégias da melhor maneira possível para o seu negócio.

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
bottom of page